Nas últimas eleições para presidente um dos assuntos mais tocados nos debates foi o da privatização. O partido da situação dizia que a oposição, se eleita, iria começar uma onda de privatizações que acabaria "levando o Brasil à ruína".
Segundo dados estatísticos, exitem no Brasil cerca de 135 milhões de eleitores. Eu pergunto: num país onde 75% da população que declara saber ler e escrever é considerada analfabeto funcional (ou seja, sabe ler e escrever, porém não tem capacidade de interpretar um texto simples) quantos destes 135 milhões de eleitores sabe o que é privatização? E os que sabem, tem realmentes idéia se isso é bom ou ruim?
Em 1998 participei como funcionário da Ferrovia Sul Atlântico (hoje ALL - América Latina Logística) da transição da Antiga SR6 da RFFSA para a FSA. Na época perto de 50% da locomotivas da RFFSA estavam paradas. No período de um ano colocamos todas para funcionar. Em menos de dois anos a empresa já estava quebrando recordes de transporte ferroviário no Brasil. Em cinco anos adquiriu parte da Fepasa e mais duas ferrovias na Argentina, chegando hoje até o Chile.Hoje a ALL é a maior ferrovia da América Latina e recolhe com certeza milhões de reais aos cofres públicos em impostos.
Outro exemplo é a Vale, que depois de privatizada se transformou na maior mineradora do mundo, também contribuíndo para o crescimento do país com empregos e recolhimento de impostos.
Agora falemos de telefonia. Há 12 anos fiquei 2 anos na fila para conseguir um telefone residencial. Hoje eles são instalados em 2 dias. Naquela época só pessoas mais abastadas poderiam ter celular. Hoje conseguimos falar horas por tarifas a partir de 50 reais, inclusive interurbano. Um estudo feito mostra que se não tivesse havido a privatização do setor hoje a fila para aquisição de um telefone fixo em São Paulo seria de 9 anos. E uma pergunta: será que se não tivesse havido a privatização da telefonia o patrimônio do filho do atual presidente seria tão grande? Quando interessa a eles, é um bom negócio.
É claro que o atual governo não quer privatizações, pois onde ele vai empregar os apaniguados do partido? Como ele vai aparelhar o estado sem mandar nas maiores empresas do país?
Realmente, a privatização é um perigo para o país...
Nenhum comentário:
Postar um comentário