sábado, 23 de julho de 2011

Dois pesos, duas medidas...

Nesta semana o César Cielo foi "punido" com uma advertência após ser flagrado pelo uso de furosemida. Nada demais, já que a CBDA moveu mundos e fundos para antecipar o julgamento, inclusive levando para a China um tribunal que funciona na Suiça.
O que causa estranheza é que a Daiane dos Santos fui punida pelo uso do mesmo produto. A Maureen Maggi foi punida pelo uso de clostebol sendo que na época ela alegou que o produto foi absorvido pelo uso de uma pomada cicatrizante o que não comoveu os juízes.
O jogador Jobson foi punido pelo uso de cocaína, mas devemos lembrar que, mesmo sendo uma das mais nocivas drogas que podem ser usadas, a cocaína não é doping pois não melhora em nada o desempenho, pelo contrário.
O Cielo alegou que a furosemida estava num suplemento que ele toma há anos e sempre compra na mesma farmácia de manipulação.
Agora eu pergunto: será que o fato do Cielo ser medalhista olímpico ajudou a convencer os juízes desta história pra boi dormir? Será que a Maureen seria punida se o caso tivesse acontecido depois dela ganhar a medalha? E se a Daiane tivesse ganhado uma medalha olímpica?
O pior é a criação de um precedente. Agora todos os atletas podem encher o rabo de esteróides e tomar furosemida pra disfarçar e depois alegar que compraram o suplemento na mesma farmácia que o Cielo. Com que cara os juízes vão punir alguém agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário