quinta-feira, 21 de julho de 2011

Números

Vamos falar de números.
O Corinthians vai construir o gambazão ao custo de 820 milhões de reais mais o investimento de 70 milhões pela prefeitura de São Paulo no entorno do estádio. A reforma do Maracanâ já está orçada em 1 bilhão de reais. A do mineirão em 660 milhões.
Isso sem contar os estádios em Cuiabá, Brasília e Manaus que custarão basicamente a mesma coisa para depois da copa não terem mais jogos, pois é público e notório que não existe futebol profissional nestes lugares.
O Palmeiras também está construindo seu estádio. A grande diferença é que neste caso o dinheiro não é público. Não existem financiamentos dos bancos estatais e nem isenções fiscais absurdas como a dada pela prefeitura de São Paulo ao corinthians, que chega ao absurdo valor de 420 milhões. O resultado disso é que o estádio do palmeiras custará 350 milhões, isto incluindo um clube novo ao lado do estádio.
Será que só eu vejo que os valores astronômicos da construção dos estádios para a copa só podem indicar que tem gente levando muita grana? Será que só eu escutei os políticos dizerem que esta seria a copa da iniciativa privada e que nenhum dinheiro público seria usado para a construção de estádios? Por que esta diferença tão grande quando se trata de um clube que constrói com dinheiro próprio?
Será que só eu vejo isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário